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No mercado financeiro, os ativos são negociados por um determinado preço, que é decidido pelos agentes do mercado. No mercado de ações, por exemplo, um negócio só ocorre quando tanto o comprador quanto o vendedor concordam com um preço específico. Nem sempre, porém, esse preço representa exatamente o valor justo para aquele ativo. Ajudar nessa definição é a função do chamado valuation.
Como o preço é definido livremente, em certos momentos, é possível comprar um ativo por menos do que ele deveria (imagine que você está comprando uma moeda de 1 real pagando apenas 50 centavos). Em outros, o preço acaba ficando acima do que deveria, e comprá-lo pode ser um mau negócio. Nas palavras imortais de Warren Buffett, o maior investidor da história: “Preço é o que você paga. Valor é o que você recebe.”
Valuation é justamente o processo que o investidor utiliza para tentar identificar o valor real (valor intrínseco) de um ativo. Sem ter pelo menos uma ideia de quanto vale aquilo que se está comprando, é praticamente impossível investir com qualidade.
Existem diversas técnicas para isso. Algumas mais simples, outras mais complexas. Nem todas vão resultar em um preço específico no qual o ativo deveria ser negociado, mas todas buscam responder a mesma pergunta: “o ativo está sendo negociado abaixo, acima ou em linha com o seu valor intrínseco?”
Apenas para citar dois exemplos das técnicas mais utilizadas, temos a análise por múltiplos e o Fluxo de Caixa Descontado (FCD).
Na análise por múltiplos, o investidor analisa alguns indicadores do ativo. No caso de empresas, um indicador muito comum é o Preço / Lucro, por exemplo, que representa quantos anos de lucro atual seriam necessários para atingir o preço em que a companhia é negociada atualmente. Comparando esses múltiplos com o histórico da companhia e com pares do mesmo setor, é possível encontrar discrepâncias que possam indicar uma boa oportunidade.
O FCD é uma técnica mais complexa. Nela, a ideia é que o valor de uma companhia pode ser representado como a soma de todos os fluxos de caixa futuros que essa empresa irá gerar até a perpetuidade, trazidos ao valor presente líquido. Trazer a valor presente significa descontar os fluxos de caixa futuro (pois é melhor ter R$100 hoje do que daqui a 2 anos, por exemplo), de forma que um peso maior será dado aos fluxos de caixa mais próximos.
Essa técnica exige muito conhecimento sobre a empresa, o setor em que ela está inserida, as perspectivas do país, a expectativa de crescimento, entre outros fatores, de forma que os fluxos futuros possam ser estimados. Quando bem executado, FCD pode ser um grande aliado, mas ele segue a máxima do “trash in, trash out”. Se as premissas utilizadas forem falhas, essa análise pode mais atrapalhar do que ajudar e estimular o investidor a tomar decisões erradas.
Seja como for, é importante ressaltar que fazer o valuation não é um processo exato. Não tem como saber o valor real exato de uma companhia, até mesmo pelo simples fato do futuro ser imprevisível. A ideia é chegar a uma aproximação que seja boa o bastante para ser útil.
Por isso, também é fundamental conhecer um outro conceito, chamado de “margem de segurança”. Justamente pela inexatidão do processo, o ideal é que o investidor tente encontrar empresas fortemente descontadas.
A importância da margem de segurança é que, por exemplo, se após um processo de análise. o investidor percebe que a empresa é negociada com um desconto de 5% em relação ao valor intrínseco estimado, pode ser que esse desconto não seja suficiente para compensar todas as incertezas. Por outro lado, ao encontrar um desconto de 30%, 40% ou mais, ainda há margem para que, mesmo se as coisas não acontecerem como planejado, o investimento ainda possa dar um bom retorno.
Valuation é algo que, em algum momento, deve fazer parte da caixa de ferramentas de todo investidor de longo prazo. O conceito de comprar algo por menos do que vale está no cerne de todo bom investimento e, através do valuation, é possível ter a base para identificar essas discrepâncias de preço. Preço importa, e muito. Com as técnicas apropriadas, podemos descobrir a hora certa de comprar e, com isso, aumentar os retornos ao longo do tempo.
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