Pesquise por hashtags, nomes e assuntos

Resultado não encontrado para: ''

Terceira Guerra Mundial nos investimentos?

Redação Pi. 09/01/2020

Em meio à tensão no Oriente Médio, muitos investidores têm se mostrado cautelosos em relação a como proceder de agora em diante. Não há como negar que a situação entre Estados Unidos e Irã está realmente delicada e que a cautela é a palavra-chave do momento. Nesse cenário, como ficam seus investimentos?

O Chief Investment Officer (CIO) da TAG, Dan Kawa, destaca a importância de separar os efeitos desses acontecimentos no curto e no longo prazo.

“No curto prazo, temos uma conjunção de vetores. Ativos dos mercados norte-americano e europeu subiram muito no final do ano passado e podemos esperar uma correção de preço. Agora, com esse conflito entre EUA e Irã é natural esperarmos incertezas e volatilidade no curto prazo”, explica Dan.

“A médio e longo prazo, o que vai determinar se esses impactos serão permanentes ou pontuais será o tamanho que esse conflito terá. Mas estamos trabalhando com a probabilidade maior, que é a de que o conflito seja pontual, localizado e resolvido nos próximos meses”, acrescenta.

Confira a entrevista na íntegra:

Que investimentos serão impactados?

Dan Kawa – O primeiro impacto é sobre o preço do petróleo. Isso representa mais inflação e comprometimento do crescimento econômico. Muitos dos insumos necessários para esse crescimento estão vinculados ao petróleo. Mas, de forma geral, podemos esperar impactos sobre os mercados de ações, câmbio e juros.

Você está prevendo alguma alteração na sua estratégia de investimentos por conta desse cenário?

DK – Não mudamos nenhuma recomendação na carteira e nossa alocação em bolsa brasileira segue muito acima da média. Entretanto, na última semana de dezembro, começamos a comprar algumas proteções, opções de bolsa. Começamos a comprar antes dessa crise porque seguro não se compra quando a casa já pegou fogo. Então, estamos protegidos por no mínimo os próximos três a quatro meses.

Como o investidor deve se comportar nesse cenário?

DK – Com paciência e parcimônia, sem entrar em pânico e sem achar que está na Terceira Guerra Mundial. Para quem está investindo em fundos, é importante garantir que está escolhendo os gestores mais preparados para administrar esse cenário com as proteções corretas.

Quais suas expectativas para o mercado externo em 2020?

DK – O ano passado foi muito bom para os mercados de ações dos Estados Unidos e da Europa. Para 2020, espero moderação desses ganhos e um cenário mais desafiador. Talvez alguma estagnação nesse início de ano e dúvidas sobre a sustentabilidade da estabilização econômica.

Quais suas expectativas para o mercado brasileiro em 2020?

DK – Tenho uma visão muito positiva para o Brasil, com crescimento acima de 2% neste ano. Podemos ter alguma aceleração da inflação, mas ela deve continuar baixa. Pela primeira vez o Brasil vai destoar do resto do mundo. Europa, Estados Unidos e China tendem a crescer menos que nos últimos anos.

Quais investimentos valem a pena serem olhados este ano?

DK – Para este ano, é hora de buscar maiores alocações em renda variável. No mercado de crédito, fundos mais agressivos com perspectivas de retornos maiores também são uma boa pedida, mas, para isso, será preciso abrir mão de liquidez. Buscar fundos menos líquidos, mas mais rentáveis. Papéis com boas estruturas de garantia.

Gostou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários se você estão pensando em fazer alguma mudança nos seus investimentos por conta das tensões no Oriente Médio.

(Dan Kawa é gestor de uma das carteiras prontas disponíveis na nossa Plataforma. Conheça!)

4.4

Avaliar

Obrigado por votar

Você já votou neste post

Fazer comentário

  1. Fabrício Tomé

    Muito legal saber a opinião deste Gestor. Não pretendo mexer nas minhas alocações, todos os meus investimentos estão em fundos, bem diversificados e com diferentes níveis de risco... Seguirei o conselho de olhar para o longo prazo... Sigo acompanhando as orientações da PI pois não tenho muita experiência... Gratidão a toda equipe!

    Responder

  2. Como o acordo comercial entre EUA e China impacta seus investimentos? | Blog da Pi

    […] Leia também: Terceira Guerra Mundial nos investimentos? […]

    Responder

  3. 4 dicas de especialista para investir bem em renda fixa | Blog da Pi

    […] Leia também: Terceira Guerra Mundial nos investimentos? […]

    Responder

  4. Como o coronavírus impacta nos seus ativos? | Porto Seguro Investimentos | Blog da Pi

    […] Leia também: Terceira Guerra Mundial nos investimentos? […]

    Responder

Notícias relacionadas

Como o cenário macroeconômico influencia seus ativos? | Safari Capital

Você já parou para entender os motivos que levam o mercado a entrar em panico? A Safari Capital fala sobre o cenário macro e sua influencia nos ativos.

Por que Henrique Bredda trocou dólar por ações? | Alaska Black

Atualizado em 20/03/2020.

A Selic caiu de novo. E agora?

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu reduzir a taxa Selic mais […]

Conheça o Taxômetro dos investimentos

Se todos os investidores brasileiros tivessem investido na Pi em 2019, mais de R$ 6 […]

4 dicas de especialista para investir bem em renda fixa

Com a Taxa Selic, que é a referência para todos os juros praticados no Brasil, […]