Onde investir seu dinheiro? Descubra agora

Você sabe onde investir seu dinheiro?

Essa é uma das perguntas mais comuns que escutamos aqui na Pi. E a resposta para ela é: depende.

Uma forma inteligente de responder essa questão é dividir seu dinheiro em três caixinhas diferentes. São elas:

  • Reserva de emergência;
  • Seus objetivos;
  • Dinheiro extra.

Entenda como cada uma dessas caixinhas funciona:

1° passo: construir sua reserva de emergência:

É aquela parte do seu dinheiro investido que precisa estar disponível a qualquer momento para eventuais emergências. Por isso, nesse investimento você precisa ter liquidez, segurança e um pouco de rentabilidade.

Na plataforma da Pi, você pode encontrar opções de investimento para a reserva de emergência tanto na aba de renda fixa quando na aba de fundos, onde fica o Pi Selic, que é um fundo com liquidez, rentabilidade e, acima de tudo, segurança.

Já na aba de renda fixa, você pode encontrar, por exemplo, um CDB pós-fixado, que tenha liquidez diária. Mas é importante prestar atenção aqui porque a maioria dos investimentos de renda fixa tem liquidez apenas no vencimento do título.

2° passo: investir pensando nos seus objetivos:

É a parte do seu dinheiro destinada a tudo aquilo que você almeja e quer conquistar: comprar um carro ou uma casa, fazer uma viagem, pagar o estudo dos filhos. É importante destacar que cada um desses sonhos têm um horizonte de tempo diferente para se realizar.

É de olho nesses prazos que você vai escolher um entre os vários produtos da nossa plataforma que podem se encaixar nesses objetivos. Na renda fixa, por exemplo, você sabe exatamente a data de vencimento da aplicação, ou seja, o dia exato em que o dinheiro irá cair de volta na sua conta.

Nos fundos, já é um pouco mais complicado, por conta dos prazos de liquidação e cotização. Para esse tipo de investimento, o recomendado é pensar em horizontes de médio e longo prazo ao buscar um retorno que realmente faça a diferença. Não faz sentido investir em fundos por menos de seis meses. O prazo ideal é de um a dois anos.

Mas ainda assim, os fundos são uma boa opção para diversificar seus investimentos. Além disso, tanto nos fundos quanto nas carteiras (que são fundos de fundos) da nossa plataforma, você contará com um gestor profissional fazendo as escolhas de investimento para você.

Uma vez definida seus objetivos, ficará mais fácil para que você decida onde investir.

3° passo: investir para ter dinheiro extra:

A terceira caixinha corresponde àquele dinheiro que você não precisa no dia a dia e, por isso, pode correr um pouco mais de risco para tentar alcançar um pouco mais de retorno. Fundos de ações, multimercado e de renda fixa com prazo de vencimento mais longo são indicados para essa caixinha, que chamamos carinhosamente de pimentinha, o extra dos seus investimentos.

Gostou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários se você divide seus investimentos em caixinhas.

Leia também: Como realizar aplicações na Pi?

Para mais informações, acesse aqui.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.