O que são fundos long short? | Ibiuna Investimentos

A expressão long & short pode assustar um pouco quem a escuta pela primeira vez. Algumas pessoas podem achar que se trata de uma estratégia de investimento muito avançada, indicada apenas para quem tem anos de experiência no mercado. Mas, na verdade, os fundos long short podem ser indicados para qualquer pessoa que busca investir para o longo prazo.

A posição long é a comprada, que é formada quando você compra uma ação, por exemplo. A lógica é simples: você pretende comprar a ação a R$ 10 hoje para vender amanhã a R$ 15 e ter lucro na operação.

Já, a posição short é a vendida, que é formada quando você vende uma ação, sem necessariamente tê-la. Isso é possível porque quando você realiza essa venda, você tem dois dias para entregar a ação para o comprador. Nesse meio tempo, você deve alugar a ação de uma terceira pessoa e entregá-la para a pessoa para quem você vendeu.

Para fechar a operação, você terá que comprar uma ação para entregar para a pessoa de quem você alugou. Se der tudo certo, quando você for comprá-la, pagará um preço mais barato do que aquele pelo qual vendeu. 

Toda essa dinâmica pode parecer um pouco confusa. Mas e se você tiver a chance de contratar um especialista de mercado para fazer isso por você? Na prática, ao investir em um fundo long & short, é exatamente isso o que você está fazendo.

“A nossa estratégia na maior parte das vezes é montar uma posição casada. Enxerguei uma empresa que acho que tem um potencial de valorização ou de desvalorização e vou fazer um par para tirar o risco de mercado. Montamos uma posição comprada e uma vendida com o objetivo de ganhar no relativo: se as duas sobem, mas a posição comprada sobe mais, a gente ganha. Se as duas caem, mas a posição comprada perde menos, a gente também ganha. Se a posição comprada sobe e a vendida cai, também temos lucro”, explica André Lion, sócio-diretor e CIO da estratégia de Renda Variável da Ibiuna Investimentos.

Leia mais sobre os outros Papo Fundos que rolaram clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários se você já investiu em fundos long & short.

Material Publicitário. Para mais informações clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.