Pesquise por hashtags, nomes e assuntos

Resultado não encontrado para: ''

O que é taxa de performance em fundos de investimento?

Davi Vieira. 17/10/2019

Fundos de investimento agrupam o dinheiro de vários investidores para fazer aplicações no mercado financeiro. Funcionando como uma espécie de “condomínio”, os participantes (cotistas) aplicam valores que são administrados por gestores, comprometidos em entregar uma meta de rentabilidade.

Essa modalidade de investimento carrega algumas taxas, que devem ser consideradas antes de realizar as aplicações. Neste texto, entenda o que é a taxa de performance de um fundo de investimentos. Boa leitura!

O que é taxa de performance?

Ao investir em um fundo, não é possível saber, com certeza, como serão os rendimentos. Isso porque o funcionamento desses investimentos segue o que chamamos de benchmark, ou referencial: uma taxa de rendimento a ser perseguida pelos gestores, ao administrar o dinheiro dos cotistas. Temos, por exemplo, fundos que perseguem rendimentos equivalentes à taxa DI/CDI.

Gestores de fundos de investimento que possuem taxas de performance sempre buscam superar a meta de rendimento estabelecida.

Em resumo, taxa de performance em fundos de investimento é um percentual cobrado sobre o valor investido, pelo que exceder a rentabilidade esperada. Ou seja, se a meta de desempenho for de 6% de aumento no patrimônio investido, e o fundo conseguir 10%, a taxa de performance será cobrada – apenas sobre o excedente.

Para exemplificar, vamos analisar o caso de um fundo com meta de 6% de rentabilidade:

Nesse caso, como o fundo de investimento superou em 4% a meta (que era de 10%), haverá cobrança da taxa de performance, da seguinte forma:

20% x (10 – 6)% = 20% x 4% = 0,8%

A taxa final para os investidores, cobrada sobre o rendimento, será de 0,8%. A taxa de performance existe para estimular gestores de fundos de investimento a superarem suas metas de rendimento das aplicações.

Como analisar a rentabilidade de um fundo?

A meta de rentabilidade divulgada por um fundo de investimento é o valor que os investidores receberão, já deduzidas as taxas administrativas, com exceção dos impostos.

A taxa de performance é um dos fatores para analisar, antes de investir em um fundo de investimentos. Porém, tão importante quanto saber o que será cobrado, caso o desempenho exceda o esperado, é entender o histórico de performance.

Os fundos disponibilizam um documento chamado de lâmina, um relatório com um histórico do desempenho, com todas as taxas de rendimento alcançadas em períodos passados – em geral, de 12 meses.

Dessa forma, é fundamental analisar a lâmina com cuidado, pois, por meio dela, será possível entender o comportamento e as variações de rendimento que aquele fundo já proporcionou aos investidores.

Depois de verificar todas as informações, você estará apto a decidir pela melhor opção, considerando seu perfil de risco, seu capital disponível e o prazo pelo qual pretende aplicar em fundos de investimento.

Para saber mais detalhes sobre as normas que regulamentam o funcionamento dos fundos, consulte o site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio deste link.

A Pi oferece uma plataforma aberta e digital, com diversas opções de fundos de investimento. A equipe conta com especialistas no mercado financeiro, com o compromisso de proporcionar alternativas inteligentes, ao mesmo tempo em que dá autonomia aos clientes, sem agentes intermediários.

Para conhecer mais e investir nos fundos de investimento da Pi, clique no banner abaixo!

Leia também:

Material publicitário. Para mais informações, acesse aqui. Os investimentos apresentados podem não ser adequados aos seus objetivos, situação financeira ou necessidades individuais. O preenchimento dos formulários API – Análise de Perfil do Investidor é essencial para garantir a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento escolhido. Leia previamente as condições de cada produto antes de investir.

Avaliar

Obrigado por votar

Você já votou neste post

Fazer comentário

Notícias relacionadas

Onde investir para cuidar do futuro das crianças que você ama?

O primeiro passo é trazer, desde cedo, a educação financeira para dentro de casa. O […]

Como o cenário macroeconômico influencia seus ativos? | Safari Capital

Você já parou para entender os motivos que levam o mercado a entrar em panico? A Safari Capital fala sobre o cenário macro e sua influencia nos ativos.

Por que Henrique Bredda trocou dólar por ações? | Alaska Black

Atualizado em 20/03/2020.

A Selic caiu de novo. E agora?

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu reduzir a taxa Selic mais […]

Conheça o Taxômetro dos investimentos

Se todos os investidores brasileiros tivessem investido na Pi em 2019, mais de R$ 6 […]