{{{title}}}
{{{excerpt}}}
Resultado não encontrado para: ''
Ouvimos falar frequentemente no “mercado financeiro”, mas nem todos entendem exatamente a que isso se refere. O mercado financeiro nada mais é do que o ambiente onde são realizadas negociações de ativos que possuem algum valor, como ações, derivativos, commodities e moedas. Neste texto, vamos falar mais sobre ele
O propósito do mercado financeiro é aproximar indivíduos interessados nessas transações (compradores e vendedores) de forma a facilitar a ocorrência delas. Também é através do mercado financeiro que interessados em angariar capital (captadores) podem fazê-lo, ao negociar com credores, que se dispõem a fornecê-lo em troca de algum benefício, como o pagamento de juros, por exemplo.
Idealmente, um mercado financeiro também deve ser regulado e fiscalizado, de forma a garantir isenção e segurança aos participantes. No Brasil, as principais instituições responsáveis por isso são o Banco Central (também conhecido como BC ou Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O BC, entre outras funções, atua no monitoramento do mercado de crédito, supervisão de instituições financeiras e execução de políticas monetárias. E a CVM supervisiona a atuação de instituições participantes do mercado de valores mobiliários (por exemplo, ações), como a bolsa de valores, corretoras e fundos de investimento.
Para facilitar o entendimento de todos os tipos de negócios que podem ser realizados dentro desse ambiente, podemos subdividi-lo em alguns outros mercados:
Mercado de ações
Esse é o mercado onde ocorrem transações relacionadas a participação em sociedade de empresas. Nele, as companhias podem oferecer um percentual de seu negócio para terceiros de forma a financiar suas atividades (mercado primário), assim como acionistas podem negociar a sua participação para outros interessados (mercado secundário).
Mercado de derivativos
Um derivativo é um contrato cujo preço deriva do preço de algum outro ativo, daí o nome. Por exemplo: contratos de opções de ações podem dar ao investidor o direito de comprar determinada ação a um preço especificado em alguma data futura. À medida que a data de exercício se aproxime, o preço do contrato varia para cima ou para baixo, de acordo com a variação da ação subjacente.
Além de contrato de opções, como no exemplo acima, esse mercado também abrange negócios de operações a termo, contratos futuros e contratos de swap.
Mercado de crédito
Nesse mercado acontecem os negócios onde há emissão de dívida, como quando uma empresa emite títulos de dívida para angariar recursos ou quando um investidor compra títulos do Tesouro Nacional (como através do Tesouro Direto), que serve para financiar o Governo Federal.
Mercado de câmbio
No mercado cambial, acontecem as trocas entre moedas distintas. Para países que praticam um câmbio flutuante (como o Brasil e a maioria dos países do mundo), esse é o mercado que define a taxa de conversão de uma moeda para a outra. Quando há muitos estrangeiros comprando real, por exemplo, a tendência é que ele se valorize em relação a outras moedas. Quando o contrário acontece, a tendência é de desvalorização.
Mercado monetário
Esse é um mercado voltado a operações de financiamento de curto prazo, com duração máxima de até um ano, que servem para atender necessidades de liquidez mais imediatas tanto do Governo Federal quanto de instituições financeiras.
Conhecer a teoria do mercado financeiro é importante pois permite ao investidor ter muito mais segurança para escolher o ambiente em que deseja atuar de acordo com as suas necessidades e desejos. Assim, um conhecimento importante para qualquer um que busque saber como começar a investir e participar do sistema financeiro.
Assista ao vídeo abaixo onde explicamos sobre os riscos do mercado financeiro:
Leia também:
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.