Pesquise por hashtags, nomes e assuntos

Resultado não encontrado para: ''

Investimentos a longo prazo: onde investir para o seu futuro?

Francisco Holanda. 25/06/2020

A palavra “investimento” já traz em si um significado relacionado ao longo prazo. As pessoas investem sempre visando ter mais dinheiro no futuro, afinal, desejam alcançar a tão sonhada independência financeira onde você tem seus ativos trabalhando para você e fazendo mais dinheiro.

Por isso, que todo e qualquer investimento já deve ser fundamentalmente pensando para o longo prazo. 

O enriquecimento não ocorre no curto prazo, a não ser que você acredite em pirâmides financeiras, que prometem lucros estrondosos em 1 ano ou menos, ou outros casos milagrosos, que não funcionam.

Sendo assim, aqui vão alguns investimentos a longo prazo: 

Fundos de previdência privada

Os fundos de previdência privada são uma opção para os que desejam complementar suas aposentadorias, ou que possuam outros planos de longo prazo, acima de 10 anos. 

Eles funcionam, basicamente, como outros fundos de investimento, com a diferença de que o gestor daquele fundo geralmente cria estratégias para o longo prazo. Mas em geral, você investe seu dinheiro junto a outros investidores, que será aplicado de acordo com as estratégias pré-estabelecidas do gestor. 

Vale lembrar que nesse caso, você é participante de um plano da seguradora e não cotista como acontece nos outro fundos, mas para efeito de rentabilidade, os fundos de previdência funcionam da mesma forma.

A maior vantagem de se investir nesse tipo de fundo são seus benefícios fiscais. Há a isenção do come-cotas e também uma alíquota de apenas 10% de Imposto de Renda (IR), para investidores que mantém seu patrimônio investido por mais de 10 anos, e optam pela tabela de IR regressiva. Essa alíquota, é considerada uma das menores em relação a qualquer outro investimento. 

Renda variável

O mercado de ações, pode ser uma opção de curto prazo (para os que operam em day trade) ou para o longo prazo, como por exemplo por meio da estratégia de buy and hold (comprar e segurar), que consiste em comprar ações e esperar que elas se valorizem ao longo do tempo. 

Aqui no entanto, uma vez definida que sua estratégia será de longo prazo, é preciso entender que a volatilidade no curto prazo muito provavelmente não fará diferença em períodos longos no futuro. Muitas pessoas acabam se apavorando ao verem suas ações perderam valor, em momentos de instabilidade do mercado e acabam vendendo elas por preços menores do que as compraram. Mas é um consenso para muitos analistas, de que essa volatilidade de curto prazo dificilmente vai afetar os rendimentos daquela empresa no longo prazo. 

Mas para escolher boas ações, que possuam um viés de valorização no futuro, é sempre necessário realizar análises fundamentalistas e ou técnicas. A fundamentalista consiste em analisar os lucros da empresa, seus produtos, concorrentes, investimentos, fluxo de caixa, vantagens competitivas entre outros fatores. 

Já a análise técnica (geralmente mais utilizada pelo day trader) consiste na análise de gráficos na intenção de encontrar padrões ou sinais que apontem qual será o futuro valor daquela ação. 

Fundos de investimento

Os fundos de investimento, podem ser opções de curto, médio ou longo prazo. Aqui, o investidor pode optar por escolher entre fundos de renda fixa, que investem em sua boa parte em títulos públicos e privados; os multimercados, que diversificam seu portfólio entre ativos de renda fixa e variável; os de ações, que investem no mercado acionário e os cambiais, que investem em títulos atrelados a moedas estrangeiras, entre outros.

A vantagem de investir em fundos de investimento é a possibilidade de terceirizar todo seu patrimônio para gestores profissionais do mercado financeiro, que dedicam todo seu tempo a trazerem retornos para seus cotistas. Essa é uma opção para quem não possui tempo de investir sozinho, ou não possui conhecimento suficiente para tal. 

Além disso, a Pi também foi a primeira plataforma a revolucionar os investimentos a longo prazo, trazendo para seu portfólio os fundos data-alvo da Icatu Vanguarda

Os fundos da Icatu, 2030,2040 e 2050, são opções que funcionam como um piloto automático para seus investimentos. Você escolhe o fundo de acordo com seus objetivos e as datas que pretende realizá-los e os gestores desses fundos criam estratégias que partem das mais arrojadas no início, visando um maior rendimento e vão se tornando mais conservadoras, com a aproximação da data limite do fundo. 

Títulos do Tesouro Direto 

Para os investidores mais conservadores, que buscam maior segurança e menos volatilidade, os títulos oferecidos pelo Tesouro Direto podem ser opções de investimentos a longo prazo. 

Os títulos públicos oferecem a segurança do próprio Tesouro Nacional, e assim, possuem um risco mínimo, visto que o governo dificilmente deixa de honrar com suas dívidas, até devido a improbabilidade de um governo falir. 

Dessa forma, há títulos do Tesouro Direto, pós-fixados, como o Tesouro Selic 2025, que oferece a rentabilidade atrelada à Taxa Selic, títulos prefixados, que oferecem um percentual fixo ao ano, e também títulos atrelados ao IPCA (esses geralmente de longuíssimo prazo), que oferecem o percentual da inflação naquele ano e mais uma taxa fixa. 

Conheça mais sobre Tesouro IPCA+, do Tesouro Direto:

Veja também todas as opções de Tesouro Direto que estão disponíveis na Pi clicando aqui.

4 Dicas para investir no longo prazo

Conheça seu perfil de investidor

A primeira coisa que você deve fazer antes de investir em qualquer ativo é conhecer qual o seu perfil de investidor, que é feito através do teste suitability. Esse teste, desenha para você e para a corretora, qual a sua aptidão ao risco. 

Ao fazer o teste, que em geral possui 4 resultados: conservador, moderado, arrojado ou agressivo, você descobre quais são os ativos que mais fazem sentido de acordo com seus objetivos. 

O perfil conservador, como já dito anteriormente, opta por opções mais seguras, como títulos de renda fixa; os moderados, por opções que possuem um risco maior e os arrojados agressivos, a um nível de risco alto, que visa trazer rentabilidades maiores. 

Tenha paciência

Como dito no início da matéria, o processo de enriquecimento demanda tempo e paciência. Por isso, ao criar um planejamento de longo prazo para seu patrimônio, é necessário que controle a ansiedade e não saia por aí vendendo seus ativos simplesmente porque eles não alcançaram a rentabilidade desejada. 

Lembre-se de que investimentos a longo prazo, visam em geral, pelo menos 5 anos no futuro. 

Diversifique 

Um bom planejamento financeiro sempre leva em consideração a diversificação de ativos. Analistas e especialistas não recomendam que você coloque “todos seus ovos em uma única cesta”, e sim, que você sempre divida seu patrimônio em diversos investimentos, como em renda fixa e renda variável, títulos públicos e privados, fundos de renda fixa e cambiais, ou ações de diversos setores descorrelacionados da economia. 

Ao diversificar seus investimentos, você garante que mesmo que algum investimento esteja indo mal, você poderá encontrar conforto em ver outro possuindo bons resultados. Além disso, a diversificação ajuda a controlar a ansiedade e a diminuir os riscos de perdas muito significativas.

Crie estratégias

Não adianta simplesmente investir por investir. Você precisa criar um planejamento que defina seus objetivos, prazos, e valores que serão investidores com determinada frequência. 

Quanto maior e mais completo for o planejamento que você fizer, maiores são as chances de que você alcance os resultados que deseja.

Gostou da matéria sobre investimentos a longo prazo? Deixe seu comentário abaixo:

4.83

Avaliar

Obrigado por votar

Você já votou neste post

Fazer comentário

  1. Muito bom, nesse curto texto tem horas de vídeos e textos que vi sobre investimentos no último ano. Por vezes procurei o Santander para investir. Como eu sou muito pequeno, nunca me deram bola, uma vez ao perguntar sobre CDB e RDB me ofereceram capitalização, inocente comprei sendo que não era o que eu buscava. É importante uma boa acessoria pra investir melhor. Espero que na PI haja menos conflito de interesses que nas agências Santander.

    Responder

Notícias relacionadas

Investimentos seguros: onde investir?

Quer conhecer opções que tragam segurança e uma maior rentabilidade que a poupança? Confira essa matéria sobre opções de renda fixa.

Por que Henrique Bredda trocou dólar por ações? | Alaska Black

Atualizado em 20/03/2020.

Confira qual a melhor corretora para investir em 2020

Ainda em dúvidas de qual a melhor corretora para se investir em 2020? Confira agora!

Onde investir seu dinheiro? Descubra agora

Descubra agora onde começar a investir.

A estratégia que funciona como um piloto automático | Icatu Vanguarda

Conheça sobre a estratégia de longo prazo das carteiras data-alvo da Icatu Vanguarda.