Pesquise por hashtags, nomes e assuntos

Resultado não encontrado para: ''

Por que investir em fundos quantitativos? | Kadima Asset Management

Francisco Holanda. 03/03/2020

Você já conhece os fundos quantitativos? 

Eles são opções a serem considerados aos investidores que buscam lucrar com momentos de volatilidade do mercado. 

No 3,14 Cast dessa semana recebemos Rodrigo Maranhão, sócio diretor e gestor da Kadima Asset Management, a primeira gestora especializada em fundos quantitativos no Brasil.

Diferentemente dos fundos tradicionais, os quantitativos utilizam uma abordagem algorítmica com regras pré-definidas para a tomada de decisões de investimento. Dessa forma, o fundo ao invés de basear-se na interpretação humana, utiliza de modelos matemático, baseados em dados para realizar a alocação de recursos.

A vantagem principal desses fundos é a remoção das emoções do processo de investimento. “As pessoas estão sujeitas a vieses comportamentais como medo e ganância na hora de investir. Quando se usam regras pré estabelecidas para tomar as decisões você foge disso”, afirmou o gestor. 

Além disso, por meio dos fundos quantitativos é possível estudar e monitorar um número maior de ativos do que uma gestora tradicional é capaz. Tira-se o “achismo” do processo do investimento e passa-se a ter um rigor científico maior na hora de investir. 

Por outro lado, a desvantagem é a mesma. Existem gestores com talentos natos que conseguem gerar um grande excesso de retorno por meio de apostas que podem render muito. Ao optar por esses fundos, o gestor fica limitado, uma vez que o algoritmo é quem toma as decisões.

Durante a conversa, o gestor explicou por que os fundos quantitativos são favorecidos com momentos de distúrbio do mercado. Ele explica que irá depender do fundo, como é o caso dos modelos de arbitragem estatística que operam pares de ações, ou seja, compram ações que estão baratas e vendem ações que estão caras apostando que elas irão convergir em uma média.

Além disso, ele ainda explicou como seus algoritmos definem os ativos que irão compor o portfólio e quais as estratégias são utilizadas por eles. 

A Kadima possui dois fundos na plataforma da Pi: 

Para conferir tudo que rolou, o 3,14 Cast está disponível em várias plataformas de aúdio e em vídeo. Escolha seu canal favorito e aproveite. 

Leia aqui outras matérias sobre o 3,14Cast.

Avaliar

Obrigado por votar

Você já votou neste post

Fazer comentário

Notícias relacionadas

Fundos DI: o que são, como investir e quais suas vantagens

Você já conhece os fundos DI? Eles são opções de renda fixa muito conhecidas por investidores conservadores ou iniciantes. Leia tudo sobre esses fundos!

FIDCs: o que você precisa saber sobre esse tipo de investimento

Você já conhece os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios? Os FIDcs são uma classe de fundos um tanto diferentes. Nesta matéria explicamos pra você.

O segredo para se manter no azul na crise | Vinci Partners

Conheça o segredo dessa asset para conseguir resultados positivos no meio da pandemia. Entrevistamos a Vinci Partners para entender melhor suas estratégias.

Por que Henrique Bredda trocou dólar por ações? | Alaska Black

Atualizado em 20/03/2020.

Bolsa: A fase atual do mercado de ações | Reach Capital

Onde encontrar oportunidades em ações? Quais são os grupos de ações com os maiores rendimentos? Essa e outras perguntas a Reach Capital ajudou a responder.