{{{title}}}
{{{excerpt}}}
Resultado não encontrado para: ''
Se você acompanha o noticiário certamente já notou que de tempos em tempos a sigla “Copom” ganha destaque entre as notícias. Mas você sabe o que é, como funciona e o porque ele é tão importante para a nossa economia?
O Comitê de Política Monetária é um órgão do Banco Central do Brasil, que é responsável por implementar a política monetária do país, estabelecer a Taxa Selic, que é a nossa taxa básica de juros e também tem como função analisar relatórios de inflação.
A cada 45 dias, esse grupo se reúne em Brasília, durante dois dias (às terças-feiras e às quartas-feiras) para analisar e definir o destino da Taxa Selic. Vale lembrar que esse índice é importante para economia do país, mas também para os investidores, já que ele é o principal parâmetro para a rentabilidade de ativos de renda fixa (CDBs, LCIs, LCAs, fundos DI ou fundos de renda fixa em geral) e taxas cobradas em financiamentos e empréstimos.
O que você vai conferir:
O comitê foi oficialmente criado em 20 de junho de 1996, para dar maior transparência para a política monetária do país e definir a taxa básica de juros.
A criação do órgão contou com um mix de inspirações de medidas adotadas pelo Federal Open Market Committee (FOMC) nos Estados Unidos e do Central Bank Council, que é associado ao Banco Central da Alemanha.
Três anos depois da sua criação, o Copom, passou a ter como principal missão o cumprimento das metas de inflação, que são definidas pelo Conselho Monetário Nacional.
A cada 45 dias, esse grupo se reúne em Brasília para uma reunião de dois dias, que tem início sempre às terças-feiras e fim às quartas-feiras, onde é feito o anúncio da nova Taxa Selic, a nossa taxa básica de juros, que será vigente pelos próximos 45 dias, ou seja até a próximo encontro do comitê.
Na semana seguinte ao anúncio oficial do Copom, o Banco Central divulga a ata da reunião. Neste documento está o que foi discutido no encontro, os argumentos que sustentam a decisão e, às vezes, contém indicativos do que pode ser decidido na próxima reunião. Ao longo de 2020, o grupo se reunirá em oito ocasiões.
Confira as datas dos encontros:
Na prática o principal objetivo do Copom é definir como o Banco Central vai trabalhar para manter o controle da inflação e o comitê faz isso por meio da definição da Taxa Selic.
Desta forma, a Selic funciona como uma espécie de instrumento de regulação, ou seja, quando a inflação estiver alta, a taxa de juros será aumentada para contê-la. Agora, quando ela está em baixa, o Banco Central diminui a taxa de juros para permitir que ela suba. Essas ações têm como finalidade a estabilidade da economia do país.
Após a definição do comitê, o Banco Central busca manter a taxa básica de juros diária de acordo com o que foi definido pelo órgão.
O seleto grupo que define os rumos da economia do país é formado por membros do Banco Central do Brasil e de outras áreas à economia nacional.
A influência da decisão do comitê vai depender do seu perfil de investidor. Se sua carteira de investimentos for concentrada em ativos de renda fixa, quando a Selic estiver em baixa, como agora, você certamente perceberá uma queda na rentabilidade de seus investimentos. Mas se você tiver uma carteira diversificada e com ativos em renda variável, tende a sentir menos os impactos da queda da Selic.
Vale lembrar que títulos públicos indexados à Selic, como o Tesouro Selic, também são afetados pela decisão do Copom, já que esses ativos rendem o valor de sua variação, então, quanto menor a taxa, menor será a sua rentabilidade.
A Gabi, nossa especialista de produtos, também explica sobre o Copom no vídeo abaixo. Assista:
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.