Pesquise por hashtags, nomes e assuntos

Resultado não encontrado para: ''

Conheça o Taxômetro dos investimentos

Jenifer Corrêa. 04/02/2020

Se todos os investidores brasileiros tivessem investido na Pi em 2019, mais de R$ 6 bilhões poderiam ter sido economizados. É o que mostra o Taxômetro, recém-criado pela Pi em parceria com a ComDinheiro.

Apesar do surgimento de muitas fintechs e corretoras digitais nos últimos anos, as taxas do mercado de fundos continuam altas, girando em torno de 2% sobre o rendimento do investimento.

Cerca de 60% da taxa de administração que você paga fica com o gestor responsável pela estratégia do fundo de investimento, enquanto os 40% restantes ficam com a corretora ou distribuidora.

Essa fatia que fica com a corretora ou distribuidora é o famoso rebate, muito comum no mercado.

Mas não na Pi.

Nós somos a primeira distribuidora a devolver, aproximadamente, metade do rebate para o investidor em forma de cashback

Na prática, isso significa que, se você investir em determinados produtos da Pi, aproximadamente 20% da taxa de administração que você pagar voltará para você.

“Como não temos intermediário, devolvemos para o investidor o que ele pagaria, caso tivéssemos. A devolução causa surpresa, pois a remuneração dos intermediários hoje é pouco transparente e o cliente, muitas vezes, paga sem saber. Como as fintechs e corretoras digitais, na maioria dos casos, também atuam com intermediários, os preços dos produtos financeiros com ou sem eles, até então, eram os mesmos. Viemos mudar esse jogo, trazendo maior transparência e retorno. Se o cliente quiser comprar online, sem intermediário, ele vai pagar, aproximadamente, 20% a menos”, afirma o CEO da Pi Investimentos, Felipe Bottino.

O objetivo do Taxômetro é permitir que o investidor saiba o quanto ele paga a mais para a indústria de fundos.

“Hoje, comprar um produto financeiro, com ou sem intermediário, tem o mesmo custo para o investidor e não deveria ser assim. Nós estamos devolvendo parte do que seria o nosso ganho para o cliente, por meio de Pontos Pi – que podem ser convertidos em dinheiro1. Se toda a indústria fosse igual a Pi, só em 2019, o investidor poderia ter economizado cerca de R$ 6.535.435.591,26”, ressalta Bottino.

“Toda iniciativa que vise aumentar a transparência na indústria de investimentos é bem vinda. O Taxômetro é didático em demonstrar que bilhões em Taxa de Administração são usados para remunerar serviços que o investidor talvez não precise”, afirma Rafael Paschoarelli, sócio da ComDinheiro.

Gostou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários se você já sabia como funcionava o rebate da taxa de administração para as corretoras ou distribuidoras.

1. Para mais informações sobre as regras inerentes ao programa de Pontos Pi, inclusive sobre as regras para acúmulo de Pontos Pi, acesse aqui.

Avaliar

Obrigado por votar

Você já votou neste post

Fazer comentário

  1. Selic caiu de novo. E agora? | Blog da Pi

    […] menos, já que muitos dos nossos fundos de investimento fazem parte do nosso programa de Cashback. Saiba mais sobre este […]

    Responder

  2. BRUNO DOS SANTOS CEREZER

    Muito bom saber destes detalhes. Em geral, desconfiados...E talvez por isto tenhamos poucos investidores (especialmente os pequenos) no BR. Forte Abraço.

    Responder

Notícias relacionadas

Como o cenário macroeconômico influencia seus ativos? | Safari Capital

Você já parou para entender os motivos que levam o mercado a entrar em panico? A Safari Capital fala sobre o cenário macro e sua influencia nos ativos.

Notícias positivas trazem ânimo, mas volatilidade continua

Atualizado em: 24/03/2020.

Por que Henrique Bredda trocou dólar por ações? | Alaska Black

Atualizado em 20/03/2020.

A Selic caiu de novo. E agora?

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu reduzir a taxa Selic mais […]

4 dicas de especialista para investir bem em renda fixa

Com a Taxa Selic, que é a referência para todos os juros praticados no Brasil, […]