Pesquise por hashtags, nomes e assuntos

Resultado não encontrado para: ''

4 dicas de especialista para investir bem em renda fixa

Jenifer Corrêa. 23/01/2020

Com a Taxa Selic, que é a referência para todos os juros praticados no Brasil, na mínima histórica, tem muita gente achando que a renda fixa morreu. Isso não é verdade. Pelo menos, é o que defende o CEO da Sparta, Ulisses Nehmi, que falou sobre investir em renda fixa.

Em entrevista exclusiva para o blog da Pi, o gestor especializado em fundos de renda fixa trouxe algumas dicas para o investidor continuar aproveitando as oportunidades que esse mercado ainda reserva. Confira:

1. Busque eficiência:

Ulisses Nehmi: com os juros na mínima histórica, não dá mais pra tolerar produto ruim. O investidor precisa buscar alternativas mais eficientes. Os tradicionais fundos DI não vão dar mais os mesmos retornos obtidos no passado.

No semestre passado, o mercado de renda fixa ajustou um pouco os preços, o que é muito saudável. Foi importante para a reprecificação dos títulos. Olhando para a frente, as expectativas de retorno são muito melhores.

Fazendo uma analogia com o mercado de ações, é como se, antes, a bolsa estivesse cara. Mas os preços caíram e agora é um bom momento para comprar. Vemos agora esse cenário para alguns fundos de renda fixa.

2. Conheça os fundos de crédito privado:

UN: Os fundos de crédito privado são uma opção em relação aos tradicionais fundos DI, por exemplo. São eles que apresentam essa perspectiva mais favorável que eu citei acima. O investidor deve buscar opções pós-fixadas, que paguem retorno acima do CDI.

3. Avalie sua necessidade de liquidez:

UN: Olhando para os produtos de renda fixa que têm garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), como os CDBs, as LCIs e as LCAs, o investidor pode optar por abrir mão de liquidez para buscar um retorno maior. Hoje há títulos de renda fixa com prazo de vencimento mais longo, de até cinco anos.

O investidor deve avaliar se faz sentido ter uma pequena parcela da carteira de investimentos nesses produtos.

E se não estiver disposto a abrir mão da liquidez, uma outra opção podem ser os fundos de renda fixa, mas ponderando também o prazo para resgate. Sair do resgate em D+0 e migrar para um D+30 já pode fazer bastante diferença em termos de rentabilidade.

4. Invista em debêntures incentivadas através de fundos:

UN: Se eu tivesse que escolher uma única opção de investimento em crédito privado para falar seriam as debêntures incentivadas. Entretanto, vale destacar que fazer a análise de crédito desses títulos sozinho é muito complicado. Tem muito investidor que procura simplesmente a debênture que está pagando mais, mas, normalmente, isso acontece quando o risco é maior.

Quando você escolhe investir em debêntures através de um fundo, você conta com o suporte de um gestor profissional para fazer essa avaliação por você.

E aí? Gostou das opiniões do Ulisses sobre investir em renda fixa? Conta pra gente o que você achou nos comentários.

Leia também: Terceira Guerra Mundial nos investimentos?

4.57

Avaliar

Obrigado por votar

Você já votou neste post

Fazer comentário

  1. Como ficam seus investimentos com a queda da Selic? | Blog da Pi

    […] Leia também: 4 dicas de como investir bem em renda fixa […]

    Responder

Notícias relacionadas

Investimentos seguros: onde investir?

Quer conhecer opções que tragam segurança e uma maior rentabilidade que a poupança? Confira essa matéria sobre opções de renda fixa.

Como o cenário macroeconômico influencia seus ativos? | Safari Capital

Você já parou para entender os motivos que levam o mercado a entrar em panico? A Safari Capital fala sobre o cenário macro e sua influencia nos ativos.

Notícias positivas trazem ânimo, mas volatilidade continua

Atualizado em: 24/03/2020.

Por que Henrique Bredda trocou dólar por ações? | Alaska Black

Atualizado em 20/03/2020.

Esse é o momento de ser conservador? | DLM Invista

Em um dos períodos mais conturbados dos últimos anos na bolsa, seria hora de voltar as atenções para a renda fixa? A DLM Invista nos ajuda a entender.